O Núcleo publicou um texto explicando como ficariam os selos de verificação no Twitter agora que o novo dono da rede social, Elon Musk, determinou que o selo azul poderá ser adquirido mediante assinatura mensal.
Pois esqueça tudo.
Desde que o texto foi ao ar, na terça-feira a noite, Musk já mudou de ideia.
COMO ERA. Até poucas horas atrás, tudo indicava que haveria dois tipos distintos de selo: o famoso selinho azul, exibido ao lado do nome de usuário, e um selo em cinza escrito "Oficial", exibido dentro do perfil de cada usuário, para atestar que aquela pessoa é quem ela diz que é.
Veja no exemplo abaixo:
Esse mesmo usuário retuitou seu próprio tuíte dizendo que o selo havia sumido. Quem apareceu nas respostas foi o próprio Musk, confirmando que ele "havia matado" o selo.
Embaixo, ele acrescentou: "o selo azul vai ser o grande diferenciador".
Do que é possível compreender das poucas palavras de Musk, parece que a ideia de ter dois selos foi por água abaixo.
CONTEXTO. O Twitter sempre tratou o selo azul como um atestado da veracidade daquele perfil. Selos azuis eram distribuídos para usuários e perfis que são realmente quem dizem ser. Agora que o selo azul pode ser comprado por qualquer usuário, essa ideia da verificação se perde.
CONTEXTO 2. Também é importante lembrar que Elon Musk está fazendo essas alterações na plataforma com poucas horas de diferença num momento em que a rede social está com poucos funcionários, já que ele fez uma demissão em massa que afetou funcionários ao redor do mundo. Depois de perceber que talvez tenha sido excessivo, a empresa estaria chamando alguns dos dispensados de volta, reportou o TechCrunch e a newsletter Plataformer.