O TikTok se prepara para entrar em novo ramo no Brasil: o e-commerce.
O QUE HOUVE? Uma fonte do site de negócios Neofeed afirma que a rede social da Bytedance deve estrear um canal de vendas na plataforma no primeiro trimestre de 2023.
Há indícios que suportam a previsão, como as cerca de 15 vagas que o TikTok tem abertas no LinkedIn para posições relacionadas a comércio eletrônico.
COMO SERÁ? Segundo a fonte do Neofeed, o TikTok tentará replicar no Brasil a estratégia usada na China, baseada em “lives” para vendas feitas em parceria com lojistas brasileiros e chineses.
Um cuidado que a Bytedance estaria tendo é com a logística, tida pelos executivos como vital para fazer uma grande estreia.
Para atrair vendedores, especula-se que a taxa (“take rate”) cobrada pela Bytedance será baixa num primeiro momento, entre 1% e 5%.
CONTEXTO. Se esse movimento se confirmar, o TikTok entrará em rota de colisão com gigantes varejistas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza.
O comércio eletrônico é uma alternativa ao modelo de negócio vigente no TikTok hoje, o de publicidade — similar ao de outras redes sociais ocidentais.
O TikTok já tem e-commerce em alguns mercados, como Reino Unido e Indonésia, e há meses ensaia uma estreia nos Estados Unidos.
Segundo o Semafor, o braço de e-commerce do TikTok começou a funcionar discretamente no início de novembro nos EUA, com convites feitos diretamente a parceiros comerciais.
Via Neofeed, Semafor (em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
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