TikTok lançará e-commerce no Brasil em 2023, diz site

Uma fonte interna da empresa e vagas de emprego no LinkedIn reforçam a previsão.

O TikTok se prepara para entrar em novo ramo no Brasil: o e-commerce.

O QUE HOUVE? Uma fonte do site de negócios Neofeed afirma que a rede social da Bytedance deve estrear um canal de vendas na plataforma no primeiro trimestre de 2023.

Há indícios que suportam a previsão, como as cerca de 15 vagas que o TikTok tem abertas no LinkedIn para posições relacionadas a comércio eletrônico.

COMO SERÁ? Segundo a fonte do Neofeed, o TikTok tentará replicar no Brasil a estratégia usada na China, baseada em “lives” para vendas feitas em parceria com lojistas brasileiros e chineses.

Um cuidado que a Bytedance estaria tendo é com a logística, tida pelos executivos como vital para fazer uma grande estreia.

Para atrair vendedores, especula-se que a taxa (“take rate”) cobrada pela Bytedance será baixa num primeiro momento, entre 1% e 5%.

CONTEXTO. Se esse movimento se confirmar, o TikTok entrará em rota de colisão com gigantes varejistas como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza.

O comércio eletrônico é uma alternativa ao modelo de negócio vigente no TikTok hoje, o de publicidade — similar ao de outras redes sociais ocidentais.

O TikTok já tem e-commerce em alguns mercados, como Reino Unido e Indonésia, e há meses ensaia uma estreia nos Estados Unidos.

Segundo o Semafor, o braço de e-commerce do TikTok começou a funcionar discretamente no início de novembro nos EUA, com convites feitos diretamente a parceiros comerciais.

Via Neofeed, Semafor (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!