Empresas investem em instâncias próprias do Mastodon

Além da Mask Netwok, empresas ligadas a navegadores (Mozilla e Vivaldi) também estão experimentando soluções no fediverso.

O fediverso, rede de sites que aderem ao protocolo ActivityPub — entre eles o Mastodon —, ainda é um lugar mantido por hobbistas e entusiastas, mas já existem empresas apostando nesse negócio.

O QUE HOUVE? A Social Coop Limited, ligada à Mask Network, é um bom exemplo: a empresa acabou de adquirir a Pawoo.net, uma das maiores instâncias de Mastodon do mundo, com 800 mil membros.

Segundo o comunicado à imprensa, a Pawoo.net, fundada no Japão, atrai usuários do mundo todo interessados em ilustrações, animes, romances e música.

O valor do negócio não foi divulgado.

A Mask Network já era dona de outras duas instâncias grandes, mstdn.jp e mastodon.cloud. Seu principal produto, segundo a CoinDesk, é um protocolo que permite aos usuários trocarem mensagens criptografadas e criptomoedas em redes sociais.

Em nota à imprensa, informou que espera contribuir com o crescimento da instância recém-adquirira. (As três instâncias da Mask Network são fortes no Japão.)

CONTEXTO. A Mask Network foi fundada em 2017 e é uma das empresas que mergulharam de cabeça na história de Web3, um conceito que mistura descentralização com criptomoedas, NFTs e outros termos nebulosos.

A empresa já levantou US$ 50 milhões junto a investidores privados.

Não se sabe, até o momento, de que maneira a Mask Network pretende gerar receita ou mesmo se pretende fazer isso com suas instâncias de Mastodon.

OUTRAS EMPRESAS. Nesta semana, a Mozilla, do navegador Firefox, anunciou que em 2023 lançará uma instância no fediverso no domínio mozilla.social.

Os rivais noruegueses do Vivaldi, um navegador baseado no Chromium, saíram na frente e já disponibilizam uma instância gratuita a seus usuários, acessísocial.vivaldi.net. Ela já conta com 17 mil usuários.

Via Mask Network, CoinDesk, Mozilla, Vivaldi (todos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca