O fediverso, rede de sites que aderem ao protocolo ActivityPub — entre eles o Mastodon —, ainda é um lugar mantido por hobbistas e entusiastas, mas já existem empresas apostando nesse negócio.
O QUE HOUVE? A Social Coop Limited, ligada à Mask Network, é um bom exemplo: a empresa acabou de adquirir a Pawoo.net, uma das maiores instâncias de Mastodon do mundo, com 800 mil membros.
Segundo o comunicado à imprensa, a Pawoo.net, fundada no Japão, atrai usuários do mundo todo interessados em ilustrações, animes, romances e música.
O valor do negócio não foi divulgado.
A Mask Network já era dona de outras duas instâncias grandes, mstdn.jp e mastodon.cloud. Seu principal produto, segundo a CoinDesk, é um protocolo que permite aos usuários trocarem mensagens criptografadas e criptomoedas em redes sociais.
Em nota à imprensa, informou que espera contribuir com o crescimento da instância recém-adquirira. (As três instâncias da Mask Network são fortes no Japão.)
CONTEXTO. A Mask Network foi fundada em 2017 e é uma das empresas que mergulharam de cabeça na história de Web3, um conceito que mistura descentralização com criptomoedas, NFTs e outros termos nebulosos.
A empresa já levantou US$ 50 milhões junto a investidores privados.
Não se sabe, até o momento, de que maneira a Mask Network pretende gerar receita ou mesmo se pretende fazer isso com suas instâncias de Mastodon.
OUTRAS EMPRESAS. Nesta semana, a Mozilla, do navegador Firefox, anunciou que em 2023 lançará uma instância no fediverso no domínio mozilla.social.
Os rivais noruegueses do Vivaldi, um navegador baseado no Chromium, saíram na frente e já disponibilizam uma instância gratuita a seus usuários, acessísocial.vivaldi.net. Ela já conta com 17 mil usuários.
Via Mask Network, CoinDesk, Mozilla, Vivaldi (todos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Mastodon • Manual do Usuário