No YouTube, vídeos pró-atos golpistas continuam no ar

Publicações chegam a 400 mil visualizações. Um dos canais já havia sido desmonetizado em outubro por compartilhar desinformação eleitoral

Canais bolsonaristas no YouTube continuam apoiando insurreição em vídeos que não foram moderados pela plataforma, segundo um levantamento do BotPonto, robô do Núcleo que monitora transcrições de vídeos na plataforma em busca de termos que podem estar associados a desinformação. Usuários também fazem pedidos de doações.

Em 8.jan, um grupo de bolsonaristas invadiu os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, destruindo patrimônio e saqueando bens públicos. O Núcleo reportou que a invasão estaria sendo planejada desde ao menos 3.jan.

É possível conferir o painel público com as informações do BotPonto aqui.

OS CANAIS. A Folha Política — canal desmonetizado pelo TSE durante as eleições por compartilhar desinformação — publicou 5 vídeos que acumulam mais de 300 mil visualizações ao todo. Há pedidos de doações em todos os vídeos.

No domingo, o canal Vista Pátria publicou 3 vídeos que somam quase 400 mil visualizações. Em uma das publicações, o apresentador critica a “repressão” aos golpistas pelas autoridades do Distrito Federal e pediu “respeito” aos manifestantes chamados de infiltrados pelos próprios bolsonaristas. O canal também faz pedidos de doação.

O apresentador do canal QUESTIONE-SE, Renato Barros, transmitiu ao vivo imagens da insurreição e defendeu os golpistas. A transmissão, ainda no ar, acumula 92 mil visualizações. “Cobrem e cobrem muito, foi o tempo de ficar aplaudindo e levantando hashtag”, diz Barros, ao defender a invasão.

Enzo Leonardo Suzin Momenti, apresentador do canal ENZUH, publicou 3 vídeos defendendo a insurreição que somam 60 mil visualizações. Em um dos vídeos, Momenti diz ser contra “atos antidemocráticos”, mas elogia os atos golpistas logo em seguida. Desde 7.jan, o canal noticiava a atuação de golpistas em Brasília. Há também pedidos de doações.

Desde domingo, o canal do bolsonarista Odair Del Pozzo publicou 2 vídeos em apoio a insurreição. A primeira é uma transmissão com 14 mil visualizações da reação de golpistas acampados em São Paulo. A segunda postagem é um vídeo com 16 mil visualizações com elogios e defesa aos golpistas. Ambas as postagens continuam no ar.

Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!