Perfil de um gato convence Musk a rever fim da API gratuita

Após reclamação do gato Pépito, Musk disse que uma “API leve, somente escrita” para bons conteúdos será gratuita. Mas… quem decide o que é “bom conteúdo”?

Em resposta ao perfil do gato Pépito, um robô que posta toda vez que Pépito entra e sai de casa, Elon Musk definiu uma exceção à cobrança da API do Twitter.

O QUE HOUVE? O perfil disse, num debate envolvendo Musk, que a cobrança inviabilizaria sua continuidade. “Pépito é parte da história do Twitter, ele publica conteúdo de qualidade com grande engajamento”, justificou.

Musk, então, abriu uma exceção:

Em resposta ao feedback, Twitter terá uma API leve, somente escrita para robôs que ofereçam bom conteúdo que será gratuita.

https://twitter.com/elonmusk/status/1622082025166442505

OK, MAS… A exemplo de outras decisões intempestivas e divulgadas de modo atabalhoado, a última de Musk deixa muitas dúvidas.

O que seria “bom conteúdo”? O TechCrunch traz um bom exemplo dessa dificuldade: o @BigTechAlert, que segue e informa quem os CEOs de empresas de tecnologia seguem ou deixam de seguir, é bom? Ruim?

Outro problema é o impacto negativo que os desmandos de Musk causam na comunidade de desenvolvedores. Quem apostaria na criação de robôs para uma plataforma tão instável quanto o Twitter?

CONTEXTO. Na quinta (2.fev), o Twitter anunciou que a API gratuita do Twitter, usada por milhares de aplicativos e serviços, será encerrada dia 9.fev.

A notícia pegou muita gente de surpresa e gerou ondas de críticas — deste Núcleo também.

OUTROS BOTS. Em paralelo, Musk continua derrubando serviços conectados à API que supostamente ameaçam a geração de receita do Twitter.

O Movetodon, um serviço que ajuda novos usuários do Mastodon a encontrar perfis que seguia no Twitter (falamos dele aqui), perdeu acesso à API do Twitter.

Tibor Martini, criador do Movetodon, disse no sábado (4.fev) que o Twitter avisou que seu serviço teria violado as regras e políticas do Twitter”, sem especificar quais.

Via @elonmusk/Twitter, TechCrunch, TechDirt (todos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!