Twitter pode estar violando lei de proteção de dados europeia

Usuários chegaram a ser instruídos a apagarem suas contas se quisessem os seus dados totalmente excluídos, mas ninguém sabe se isso funciona.

Usuários europeus que enviaram pedidos formais ao Twitter para terem seus dados excluídos afirmam receber mensagens genéricas, orientações para deletarem suas contas ou nenhum retorno, o que contraria a lei de proteção de dados europeia, informou uma reportagem da Wired.

A legislação europeia dá o direito a todos de solicitarem o histórico de seus dados e requisitar que eles sejam excluídos, salvo algumas poucas exceções. Se um pedido formal é feito com base nessa lei, a empresa é obrigada a responder. Caso a solicitação seja negada, a empresa deve detalhar o motivo.

O Twitter não tem um departamento de comunicação específico desde nov.2022, após Elon Musk cortar mais da metade dos funcionários. No Brasil, a empresa não tem mais assessoria de imprensa.

COMPLICADO. Segundo a Wired, aqueles que enviaram pedidos formais ao Twitter receberam respostas genéricas com trechos da política de privacidade ou nem tiveram retorno.

Em um caso, um usuário foi instruído a apagar sua conta se quisesse todas as suas mensagens diretas excluídas do sistema. No entanto, nem mesmo a política de privacidade do Twitter esclarece se a tática de fato exclui totalmente os dados ou apenas não os disponibiliza para a equipe interna.

A Wired afirma que agências reguladoras e de proteção de dados estão investigando denúncias semelhantes.

Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!