Aparentemente desconstruir mais de 10 anos de desenvolvimento de estrutura de dados é mais difícil do que parece: o Twitter anunciou nesta segunda-feira que vai adiar "por mais alguns dias" o início da cobrança por acesso à sua API – uma medida que tem preocupado desenvolvedores e acadêmicos por conta da forma como foi anunciada.
O serviço vai custar US$100 por mês por um acesso de "nível baixo", seja lá o que isso signifique.
There has been an immense amount of enthusiasm for the upcoming changes with Twitter API. As part of our efforts to create an optimal experience for the developer community, we will be delaying the launch of our new API platform by a few more days.
— Twitter Dev (@TwitterDev) February 13, 2023
More information to follow… https://t.co/FUZcwJqf9p
CONTEXTO. No começo de fevereiro, o Twitter informou que cortaria o acesso gratuito à sua API no dia 9.fev, dando apenas uma semana de adaptação para apps e pessoas, fornecendo apenas detalhes vagos de como a nova API seria formatada.
No dia 9.fev, o Twitter adiou essa cobrança, informando que começaria nesta segunda-feira, dia 13.fev.
Na sexta-feira (10.fev), a rede informou desenvolvedores por email que esse acesso pago seria aplicado inclusive para a API acadêmica, utilizada por pesquisadores.
ACESSO GRATUITO. A linguagem do email do Twitter é meio vaga, mas aparentemente algum acesso gratuito que será fornecido estará restrito apenas para composição de publicação de tweets – e não a download de tweets.
Conversa aberta