Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Elon Musk quer muito que você (e todo mundo que ainda usa o Twitter) veja os posts dele.

O QUE HOUVE? Uma falha no Twitter, nesta segunda (13.fev), fez com que a aba “For You”, de recomendações algorítmicas, fosse inundada por posts de Musk.

Não se sabe o motivo, mas deve ter algo a ver com a queixa de Musk de que seu alcance estaria menor que o (que ele considera) ideal.

Musk demitiu um engenheiro aos berros quando o pobre diabo lhe entregou um relatório dizendo que não havia nada errado com o Twitter.

Talvez as pessoas só estejam de saco cheio dos posts constrangedores do CEO?

O QUE MAIS? Nesta terça (14.fev), Musk reconheceu o problema dizendo que estavam fazendo “ajustes no ‘algoritmo’” (assim mesmo, entre aspas) e um meme de mau gosto.

Em nota mais ou menos relacionada, no domingo (!) Musk disse que havia sido um longo dia para o time de engenharia do Twitter e listou várias mudanças.

Segundo o executivo, o alcance de seus posts estava baixo devido a “um serviço que sobrecarregava toda vez que eu postava, resultando em até 95% dos meus posts não sendo entregues”. (Ok, vamos fingir que foi isso mesmo.)

Outro problema é que o algoritmo de recomendação estava considerando o total absoluto de bloqueios a um perfil, e não o relativo, para penalizar o alcance.

Dessa forma, contas muito populares como a de Musk, que tem  quase 130 milhões de seguidores, estavam sendo mais penalizadas do que deveriam.

(Hmmm, então quer dizer que bloquear alguém no Twitter ajuda a reduzir seu alcance? Bom saber.)

Atualização (15/2, às 11h): De acordo com a newsletter Platformer, que ouviu fontes internas e revisou documentos do Twitter, a enxurrada de posts de Musk nos feeds dos usuários foi obra deliberada dele, que exigiu maior alcance após notar que um post seu sobre o Super Bowl teve alcance menor que o de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.

Via The Verge (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.