O Twitter vai restringir a autenticação em dois fatores (2FA) a usuários pagantes, assinantes do Twitter Blue. No Brasil, a assinatura custa de R$42 a R$60 por mês.

COMO ASSIM? Em um comunicado publicado no blog do Twitter, a empresa avisou que a 2FA por SMS será limitada aos assinantes do Twitter Blue.

Motivo? “[…] infelizmente temos visto a 2FA baseada em números telefônicos ser usada (e abusadas) por maus atores.”

De imediato, usuários não pagantes não podem mais ativar a 2FA por SMS.

Os que já tinham o sistema por SMS ativado terão até 20 de março para trocá-lo por um dos outros dois métodos, aplicativo (OTP) ou chave de segurança física.

CONTEXTO. A autenticação em dois fatores é um reforço significativo na segurança de contas em ambientes digitais.

O método por SMS é considerado mais fraco. Por outro lado, é o famoso “melhor que nada”, literalmente.

O uso de 2FA no Twitter é baixo. Dados do segundo semestre de 2021 apontavam que apenas 2,6% dos usuários usavam algum tipo de 2FA; desses, 74,4% confiavam no método por SMS.

OPINIÃO. Na ânsia de economizar uns trocados, Musk colocará em risco milhares de pessoas que se deram ao trabalho de configurar um recurso de segurança importante, mas pouco popular.

Via Twitter (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
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