DuckDuckGo embarca nas IAs gerativas, mas com cuidado

DuckAssist resume textos da Wikipédia usando IAs gerativas para devolver respostas instantâneas.

O buscador DuckDuckGo (DDG) entrou na onda das inteligências artificiais (IA) gerativas, só que de uma maneira mais cuidadosa.

O QUE HOUVE? Nesta quarta (8.mar), a empresa lançou o DuckAssist, um recurso que oferece respostas instantâneas a perguntas feitas no campo de pesquisa.

O DuckAssist usa tecnologia de linguagem natural da OpenAI e Anthropic, para resumir textos de fontes confiáveis, em especial a Wikipédia.

Ele aparece em perguntas que, segundo o DDG, “têm respostas diretas na Wikipédia”.

No exemplo oferecido, a pergunta “O que é um índice de buscador web?” dispararia o DuckAssist. Já uma pergunta “Qual é o melhor buscador web?”, não, pois trata-se de uma pergunta mais subjetiva.

Print de uma pesquisa no DuckDuckGo, destacando a resposta do DuckAssist.
Imagem: DuckDuckGo/Divulgação.

COMO FUNCIONA? Por ora, o DuckAssist é rotulado como um produto beta e só funciona com perguntas feitas em inglês.

Além disso, é preciso usar o navegador ou uma das extensões oficiais do DDG.

Se os testes correrem bem, a empresa planeja estender o DuckAssist a todos os usuários do buscador, incluindo quem não usa nem seus navegadores ou extensões.

Quando uma pergunta for feita sobre um assunto já abordado anteriormente pelo DuckAssist, a resposta aparecerá logo de cara. Se não for o caso, é possível clicar no botão “Ask” (“Perguntar”) para gerar uma resposta.

CONTEXTO. O DuckAssist lembra muito as respostas instantâneas que o Google oferece. E, a bem da verdade, o próprio DDG já oferecia algo do tipo, embora mais simples, sem o uso de IAs gerativas.

Chama a atenção o escopo mais estreito em que a IA gerativa foi aplicada aqui, uma prova de que existem outras aplicações possíveis além do “coloque um chatbot em cima e seja o que os deuses quiserem”.

No comunicado oficial, o DDG informou que o DuckAssist é “o primeiro de uma série de atualizações em seu buscador e navegador assistidas por IA”. A conferir.

Via DuckDuckGo (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!