TikTok anuncia 'Projeto Clover' para dados de usuários na UE

As medidas visam assegurar ao bloco que regras de proteção de dados pessoais estão sendo cumpridas

O TikTok anunciou nesta quarta (8.mar.2023) o Projeto Clover, um programa que focará em criar diretrizes para tratamento de dados de cidadãos da União Europeia com base nas regulamentações previstas nas leis do bloco.

Em fev.2023, a Comissão Europeia baniu o aplicativo de celulares oficiais de funcionários, movimento que já acontecia nos Estados Unidos.

COMO ASSIM? Em um post no blog de comunidade da plataforma, Theo Bertram, vice-presidente da área de relações públicas na Europa, dividiu a proposta em seções. São elas:

  • Acesso e controle de dados: a empresa criará uma abordagem de segurança de dados semelhante ao que já acontece nos EUA com o Projeto Texas, armazenando dados localmente. Na UE, o TikTok já tinha um centro de dados em Dublin e anunciou nesta quarta-feira mais um centro na Irlanda e Noruega. O TikTok também disse que restringirá ainda mais o acesso de funcionários a essas informações sensíveis.
  • Independência: a rede disse que contratará uma empresa de segurança europeia independente para auditar e fiscalizar suas práticas de dados. Nenhum nome foi anunciado ainda.
  • Privacidade: a empresa implementará medidas para aumentar o grau de privacidade sobre os dados de usuários entre 2023 e 2024, como pseudonimização de informações pessoais para dificultar que usuários sejam identificados;

E NOS EUA… Na terça-feira (7.mar), 12 senadores norte-americanos apresentaram um projeto de lei bipartidário para banir o TikTok e outras plataformas baseadas ou controladas em “países preocupantes”.

O CEO da rede, Shou Zi Chew, prestará depoimento ao Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA em 23.mar.2023.

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!