Apple se prepara para desativar rastreamento de contatos da covid-19 no iPhone

iOS 16.4, nova versão do sistema do iPhone, permitirá que autoridades de saúde desativem o sistema de rastreamento da covid-19 em suas jurisdições.

O iOS 16.4, nova versão do sistema operacional do iPhone, deve sair a qualquer momento.

Entre as novidades descobertas nas versões de testes do sistema, está a possibilidade de que autoridades de saúde, como o Ministério da Saúde no Brasil, desativem o rastreamento de contatos da covid-19.

COMO ASSIM? Logo no início da pandemia, em abr.2020, Apple e Google se uniram para criar um protocolo de rastreamento de contatos no iOS e Android.

Como o coronavírus se dissemina pelo ar quando pessoas infectadas interagem com outras saudáveis, a ideia do protocolo era criar um histórico de contatos e notificar quem tivesse sido exposto a alguém que descobrisse estar com covid-19.

Com base nessa informação, a pessoa poderia se isolar e/ou buscar um teste para saber se havia contraído a doença ou não.

Há estudos recentes que indicam que a iniciativa surtiu efeito, como este da Universidade de Oxford que estimou 10 mil vidas salvas no Reino Unido graças à solução, mas o desempenho do protocolo ficou bem aquém das promessas das duas gigantes da tecnologia e acabou em segundo plano nos esforços da humanidade para lidar com o Sars-CoV-2.

E AGORA? Passados três anos do início da pandemia, a Apple vai começar a desligar o aparato técnico do rastreamento de exposição.

Importante dizer que o sistema sempre foi opcional, ou seja, cabia às pessoas ativarem-no para avisarem e serem avisadas das exposições. Para isso, era preciso baixar o aplicativo oficial da autoridade de saúde local, que se conecta ao protocolo da Apple/Google e coloca a pessoa na rede de exposições.

Agora, com o iOS 16.4, a Apple permitirá que as autoridades de saúde dos países “desliguem” o sistema em suas jurisdições.

Segundo o blog 9to5Mac, a nova versão do sistema dá o seguinte recado quando a autoridade de saúde puxa o fio da tomada (tradução livre):

Sua autoridade de saúde desativou as Notificações de Exposição. Seu iPhone não está mais registrando dispositivos próximos e não poderá te notificar de possíveis exposições. Todos os dados de exposição coletados são excluídos automaticamente.”

Via 9to5Mac (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!