Projeto de lei propõe atendimento humano a usuários de plataformas digitais

Proposta busca mudar o Marco Civil da Internet e afetará plataformas com mais de 1 milhão de usuários

Um novo projeto de lei, apresentado na terça-feira (21.mar.2023), propõe alterar o Marco Civil da Internet para obrigar plataformas digitais a terem pessoas à disposição para atendimentos a seus usuários, em busca de "solução administrativa de problemas relativos a serviços pagos de postagem e a violações de termos de uso".

O texto cita provedores de redes sociais, ferramentas de busca e apps de mensagem.

O QUE DIZ O PL. A proposta, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), busca acrescentar um dispositivo ao MCI para estabelecer que plataformas com mais de 1 milhão de usuários inscritos no Brasil devem oferecer um canal de atendimento para envio de pedidos de informação, solução de problemas e contestação de decisões.

Esse atendimento deve ser realizado por humanos e deve contar com adaptações para pessoas com deficiência.

PODE PEDIR MÚSICA. O projeto 1253/2023, de Heringer, é o terceiro apresentado em menos de 10 dias que propõe alterar o Marco Civil da Internet. Na semana passada, foram dois: um de deputados do PSOL e Rede e outro do deputado Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG).

O projeto de lei de Heringer foi captado pelo Legisla Redes, bot do Núcleo que monitora o andamento de legislações com palavras-chaves associadas a redes sociais e plataformas digitais.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!