Em meio ao caos envolvendo o TikTok com autoridades e políticos nos Estados Unidos, a ByteDance está apostando as fichas em um novo app para tentar bater de frente com o Instagram no país: o Lemon8.
NÃO É NOVIDADE. O Lemon8, focado em conteúdo de bem-estar, alimentação saudável e moda, não é novo na praça. Inclusive, o app foi lançado em mar.2020, mesma época em que o TikTok se popularizou. Nesta semana, o novo app, que se parece em muito com o Instagram, ficou entre os top 10 apps gratuitos na App Store nos Estados Unidos.
$$$. Segundo o TechCrunch, a explicação mais provável é que o app tenha sido inicialmente lançado nos Estados Unidos sem muito alarde, mais para fins de teste, e que, em algum momento nos últimos dias, houve um lançamento oficial acompanhado de gastos consideráveis em anúncios.
O site também notou que o tráfego do Lemon8 pode estar vindo do TikTok, onde criadores começaram a falar de maneira elogiosa do novo app, mas sem a marcação de conteúdo patrocinado.
PREVENÇÃO? A aposta da ByteDance no Lemon8 nos EUA vem no momento em que o TikTok está na linha de fogo no país, na iminência de um bloqueio ou banimento. Pode estar uma estratégia da empresa chinesa para replicar o sucesso do TikTok (o algoritmo de recomendação é o mesmo) em um novo app que esteja fora do radar de parlamentares.
Mas é ingênuo pensar que um novo nome e interface vão isentar o Lemon8 das preocupações que autoridades norte-americanas têm com o TikTok. Afinal, o problema central é o mesmo: a empresa que controla ambos os apps é chinesa.