ByteDance impulsiona app para rivalizar com Instagram nos EUA

Lemon8 não é novo, mas ByteDance iniciou esforços para bombar app em meio a incertezas quanto à operação do TikTok nos EUA

Em meio ao caos envolvendo o TikTok com autoridades e políticos nos Estados Unidos, a ByteDance está apostando as fichas em um novo app para tentar bater de frente com o Instagram no país: o Lemon8.

NÃO É NOVIDADE. O Lemon8, focado em conteúdo de bem-estar, alimentação saudável e moda, não é novo na praça. Inclusive, o app foi lançado em mar.2020, mesma época em que o TikTok se popularizou. Nesta semana, o novo app, que se parece em muito com o Instagram, ficou entre os top 10 apps gratuitos na App Store nos Estados Unidos.

$$$. Segundo o TechCrunch, a explicação mais provável é que o app tenha sido inicialmente lançado nos Estados Unidos sem muito alarde, mais para fins de teste, e que, em algum momento nos últimos dias, houve um lançamento oficial acompanhado de gastos consideráveis em anúncios.

O site também notou que o tráfego do Lemon8 pode estar vindo do TikTok, onde criadores começaram a falar de maneira elogiosa do novo app, mas sem a marcação de conteúdo patrocinado.

PREVENÇÃO? A aposta da ByteDance no Lemon8 nos EUA vem no momento em que o TikTok está na linha de fogo no país, na iminência de um bloqueio ou banimento. Pode estar uma estratégia da empresa chinesa para replicar o sucesso do TikTok (o algoritmo de recomendação é o mesmo) em um novo app que esteja fora do radar de parlamentares.

Mas é ingênuo pensar que um novo nome e interface vão isentar o Lemon8 das preocupações que autoridades norte-americanas têm com o TikTok. Afinal, o problema central é o mesmo: a empresa que controla ambos os apps é chinesa.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!