Reino Unido multa TikTok por utilizar dados de crianças

Autoridade de dados do Reino Unido avaliou que TikTok não agiu para atestar idade dos usuários e permitiu que crianças usassem o aplicativo

A autoridade de dados do Reino Unido multou o TikTok em £12,7 milhões (aproximadamente R$80 milhões) por diversas violações, incluindo o mau uso de dados de crianças.

MENORES DE 13. O Tikok só permite usuários maiores de 13 anos, mas o Information Commissioner's Office (ICO, na sigla em inglês), estimou que 1,4 milhão de crianças inglesas estavam ativas no TikTok em 2020, numa violação dos termos de serviço.

Na prática, isso significa que a empresa não tomou as devidas providências para atestar a idade dos usuários e que processou dados pessoais de crianças sem o consentimento de seus pais.

A lei de dados britânica exige que, para processar dados de crianças menores de 13 anos, é necessário ter o consentimento expresso dos pais ou tutores.

Segundo o site Politico, é uma das maiores multas que o ICO já aplicou.

via Politico (em inglês)

Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!