Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Documentos confidenciais do Exército dos Estados Unidos com informações confidenciais sobre a guerra da Ucrânia vazaram e ficaram públicos durante semanas em um servidor dedicado ao jogo Minecraft no Discord antes que autoridades se dessem conta neste fim de semana.

A HISTÓRIA. Segundo o site de games Kotaku, os documentos – centenas deles – vazaram primeiro em um pequeno servidor de Discord, frequentado principalmente por usuários dos Estados Unidos.

Os arquivos foram, em seguida, compartilhados em uma comunidade maior. Em mar.2023, foram publicadas no servidor do Minecraft no Discord, que tem 996 mil membros.

Dali, os documentos foram parar no Twitter, em grupos de Telegram e no 4chan.

O 'gatilho' para que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos começasse a investigar foi a publicação de versões editadas destes documentos no Telegram por uma conta de propaganda russa.

CONTEÚDO. Os documentos vazados traziam informações sobre os tipos de armas sendo usadas pelos Exércitos da Ucrânia e EUA, detalhes sobre sistemas de defesa antiaérea ucraniana, estatísticas sobre mortes no conflito e comunicações sobre aliados militares dos EUA.

Via Kotaku (em inglês)

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo
Discord
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.