Reddit cobrará por acesso à sua API para quem treinar modelos de IA

Acesso de desenvolvedores e pesquisadores aos dados do Reddit continuará gratuito

O Reddit pretende cobrar pelo acesso à sua API. Ao contrário do Twitter, a cobrança será realizada em casos específicos e a versão gratuita continuará existindo.

ℹ️
O QUE SÃO APIS? Em poucas palavras, APIs são recursos fornecidos por plataformas digitais (ou por qualquer empresa que tenha produtos digitais) para automatizar o uso da ferramenta por terceiros.

O QUE HOUVE? Em entrevista ao New York Times, Steve Huffman, cofundador e CEO do Reddit, disse que a empresa cobrará de grandes clientes que queiram usar o conteúdo do Reddit para treinar grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês).

Esses modelos são a base das inteligências artificiais "generativas", tipo ChatGPT.

O GPT-4, última versão da IA de textos da OpenAI, usou dados do Reddit em seu treinamento.

“O corpus de dados do Reddit é muito valioso, mas não precisamos distribuir todo esse valor de graça a algumas das maiores empresas do mundo”, disse Huffman.

Além do acervo de 18 anos de conversas, o Reddit é valioso por ter conteúdo fresco/novo atualizado constantemente. Cerca de 57 milhões de pessoas conversam nos milhares de fóruns da plataforma.

OK, MAS… Ao contrário do Twitter, que promoveu uma quebradeira ao fechar sua API gratuita e passou a cobrar caro de quem quiser continuar usando-a, no Reddit a cobrança será restrita ao uso para treinar LLMs.

A API continuará gratuita para desenvolvedores que criam aplicações e robôs que ajudam as pessoas a usarem o Reddit.

Atualização (10h45): Ao contrário do noticiado pelo New York Times, o Reddit também cobrará o acesso à API de aplicativos populares, como o Apollo para iOS. No subreddit do app, o criador dele, Christian Selig, explicou que o app provavelmente deixará de ser gratuito devido ao novo custo, e que essa mudança está sendo conduzida pelo Reddit com cuidado e junto aos desenvolvedores externos.

Pesquisadores e universidades também continuarão tendo acesso à API sem custo.

VALORES. Huffman não especificou valores nem deu uma data precisa para o início da cobrança.

É provável que esse lançamento não demore muito. Além do assunto estar quente, o Reddit se prepara para abrir seu capital.

Em momentos como esse, uma injeção de receita, como a que se espera da cobrança pelo acesso à API de empresas como OpenAI, Microsoft e Google, é muito bem-vinda.

Via New York Times (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!