Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Telegram parou de funcionar na noite de quarta-feira (26.abr.2023) para usuários que se conectam diretamente a partir de operadoras de telefonia brasileiras, mas ainda está facilmente acessível mediante a simples utilização de um serviço de VPN.

VP O QUE? VPNs significam Virtual Private Networks (redes virtuais privadas). Elas nada mais são do que uma forma de se conectar a um site ou app sem passar diretamente pela rede de uma operadora (que é a maneira mais comum para a maioria das pessoas) – ou seja, é um intermediário.

Com VPN, você pode se conectar a um servidor fora do país e esse servidor se conecta com a aplicação que você quer. Essa conexão é criptografada, ou seja, a operadora não consegue saber que você fez isso.

O Núcleo não está falando nenhum segredo obscuro: estima-se que cerca de 12 milhões de usuários no Brasil tenham utilizado VPN em 2022.

FUNCIONOU. O Núcleo testou uma conexão na manhã desta quinta-feira com o Telegram utilizando o NordVPN no computador e no celular, e conseguiu utilizar o app sem problemas.

JUSTIÇA. A não ser que a justiça ordene as operadoras de telefonia a bloquearem o acesso a todos os VPNs, não tem muito o que fazer.

SIM, MAS... A maior parte da população não sabe usar VPN ou não quer pagar por esses serviços, e talvez considere mais fácil simplesmente usar WhatsApp.

CONTEXTO. O Telegram está bloqueado em território brasileiro sob ordem judicial, após o Telegram não colaborar integralmente com a investigação do ataque em Aracruz (ES), de novembro de 2022, que deixou quatro mortos.

Havia um pedido, não cumprido, para que o Telegram entregasse os dados completos de neonazistas que agiam na plataforma à Polícia Federal (PF). O assassino, com 16 anos à época, participava de grupos antissemitas no Telegram.

Texto Sérgio Spagnuolo
TelegramWhatsApp
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.