Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Google anunciou nesta quarta (10.mai) o PaLM 2, seu novo modelo de linguagem de inteligência artificial.

COMO ASSIM? O PaLM 2 é, para o Google, o que o GPT-4 é para a OpenAI, ou seja, a tecnologia por trás de produtos comerciais, como o Bard/ChatGPT.

Durante a abertura do Google I/O, evento anual do Google para desenvolvedores, Sundar Pichai, CEO da empresa, disse que os modelos PaLM 2 são “mais fortes em lógica e raciocínio, graças a um treinamento mais amplo desses domínio.

Outra vantagem do PaLM 2 seria a capacidade de entender mais de 100 idiomas.

ESPECIFIALIZAÇÃO. O Google informou que o PaLM 2 tem quatro variações. A menor delas, chamada Gecko, tão pequena que pode ser executada nos celulares mais avançados disponíveis no mercado.

Essa modularidade permitiu à empresa criar mais variações de acordo com áreas específicas de conhecimento.

Existem, por exemplo, o Med-PaLM 2, especializado em medicina, e o Sec-PaLM 2, treinado com conteúdo de segurança da informação.

O Google também destacou a capacidade de entender códigos de programação da nova IA.

USOS. Ainda segundo o Google, o PaLM-2 já está sendo usado em 25 produtos da empresa, incluindo o Bard, seu chatbot disponível de forma limitada apenas nos Estados Unidos.

A expectativa da empresa é que o PaLM 2 reduza a vantagem competitiva que a OpenAI conquistou com o ChatGPT original, que usava o modelo de linguagem GPT-3.5, e, mais recentemente, o GPT-4, e que tem ajudado a rival Microsoft a ganhar terreno no campo dos buscadores web com o Bing Chat.

Via Google, The Verge (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

GoogleInteligência ArtificalManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.