No Canadá, Meta testará Facebook e Instagram sem notícias

Teste atingirá pequena porcentagem de usuários e durará semanas. Medida é retaliação contra lei que obriga Meta e outras a remunerarem o jornalismo.

A Meta vai testar a interrupção de conteúdo noticiosos no Facebook e no Instagram no Canadá.

O QUE HOUVE? O teste terá duração de algumas semanas e atingirá apenas uma pequena porcentagem dos usuários.

O motivo é uma nova lei canadense, conhecida como Online News Act (ou Bill C-18), que quer obrigar grandes plataformas digitais a remunerarem empresas de mídia.

A lei segue o modelo da Austrália, já vigente. A Meta fez objeções por lá também, mas no fim topou pagar.

CONTEXTO. A Meta classifica o projeto de lei como “fundamentalmente falho” por “ignorar as realidades de como as nossas plataformas funcionam”.

Se os testes forem bem sucedidos e a lei canadense for aprovada, a remoção de notícias do Facebook e Instagram deverá ser permanente — ou assim promete a empresa.

REAÇÃO. O ministro da cultura canadense, Pablo Rodriguez, classificou a notícia como “inaceitável” e uma ameaça:

“Quando uma grande empresa de tecnologia… nos diz: ‘Se você não fizer isso ou aquilo, então vou puxar o tapete’, isso é uma ameaça. Eu nunca fiz nada por temer de uma ameaça.”

O QUE MAIS? O Google, que também seria afetado pela nova lei do Canadá, conduz testes similares desde fevereiro deste ano.

Via Meta, Reuters (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!