A Meta vai testar a interrupção de conteúdo noticiosos no Facebook e no Instagram no Canadá.
O QUE HOUVE? O teste terá duração de algumas semanas e atingirá apenas uma pequena porcentagem dos usuários.
O motivo é uma nova lei canadense, conhecida como Online News Act (ou Bill C-18), que quer obrigar grandes plataformas digitais a remunerarem empresas de mídia.
A lei segue o modelo da Austrália, já vigente. A Meta fez objeções por lá também, mas no fim topou pagar.
CONTEXTO. A Meta classifica o projeto de lei como “fundamentalmente falho” por “ignorar as realidades de como as nossas plataformas funcionam”.
Se os testes forem bem sucedidos e a lei canadense for aprovada, a remoção de notícias do Facebook e Instagram deverá ser permanente — ou assim promete a empresa.
REAÇÃO. O ministro da cultura canadense, Pablo Rodriguez, classificou a notícia como “inaceitável” e uma ameaça:
“Quando uma grande empresa de tecnologia… nos diz: ‘Se você não fizer isso ou aquilo, então vou puxar o tapete’, isso é uma ameaça. Eu nunca fiz nada por temer de uma ameaça.”
O QUE MAIS? O Google, que também seria afetado pela nova lei do Canadá, conduz testes similares desde fevereiro deste ano.
Via Meta, Reuters (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
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