Maior comunidade brasileira no Reddit vai ser fechada em protesto à nova política da empresa de cobrar por dados

Decisão foi tomada por moderadores em apoio ao movimento contra cobrança do Reddit por dados, o que vai inviabilizar apps que usam esses recursos

A maior comunidade brasileira no Reddit, a r/brasil, com mais de 1,5 milhão de inscritos, vai ser fechada a partir de 8.jun.2023 em resposta à decisão da empresa de cobrar caro por seus dados e inviabilizar apps que usam sua API.

A decisão leva em conta diversas manifestações de usuários da comunidade, que se mostraram favoráveis ao movimento r/Save3rdPartyApps, que busca evitar que as novas políticas do Reddit resultem em fechamento de apps terceiros.

Mais de 1.500 comunidades em todo o mundo, totalizando cerca de 650 milhões de inscritos, já aderiram a uma paralisação planejada para o dia 12.jun.2023.

⚙️

QUE SÃO APIS? Em poucas palavras, APIs são recursos fornecidos por plataformas digitais (ou por qualquer empresa que tenha produtos digitais) para automatizar o uso da ferramenta por terceiros, inclusive com o fornecimento de dados estruturados para monitoramentos e aplicativos com interfaces alternativas (os chamados clients).

NOVO CAMINHO. A nova decisão do subreddit veio pouco após os próprios moderadores terem anunciado que seu fórum não seria fechado.

"Em apoio aos usuários e pelas manifestações e pedidos que estamos vendo no r/brasil vamos fechar o sub a partir do dia 08 de Junho por tempo indeterminado", disseram os moderados em um post editado.

O QUE OS MODS DISSERAM ANTES? Anteriormente, a mensagem dizia: "A princípio não vamos fechar o r/brasil. A plataforma sabe muito bem das consequências que eles podem ter levando esse plano adiante (perda de usuários, mods, comunidades, etc), então eles que arquem com elas."

POR QUANTO TEMPO? O subreddit ficará no escuro pelo menos até dia 14.jun.2023 "no mínimo", de acordo com um moderador, ou "até a plataforma agir".

Importante: Mudanças na API do Reddit, fim dos aplicativos de terceiros (Apollo, Reddit is Fun, BaconReader, etc) e protestos no site
by u/kentuckyfriedmod in brasil

CONTEXTO. Comunidades no Reddit que somam centenas de milhões de inscritos vão fazer uma paralisação geral no dia 12.jun.2023, deixando de publicar por pelo menos 48 horas, em protesto à decisão da empresa de cobrar caro por acesso a dados da rede social, o que vai matar diversos populares aplicativos que usam sua API para funcionar.

Segundo o diretor de comunicação de produtos da empresa, Tim Rathschmidt, o Reddit gasta milhões de dólares com infra-estrutura de hospedagem e precisa ser pago por isso.

A cobrança vai começar dia 1.jul.2023 e pode matar apps populares como Apollo, Reddit is Fun, Narwhal e BaconReader.

Comunidades no Reddit farão greve contra nova política da rede
Rede social vai passar a cobrar caro por acesso a dados, o que vai matar populares aplicativos que usam sua API

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!