A rede social Reddit vai demitir 90 funcionários e desacelerar o ritmo de novas contratações, tornando-se mais uma empresa de rede social a fazer demissões coletivas neste ano para aumentar sua rentabilidade.
As demissões representam cerca de 5% dos cerca de 2.000 funcionários do Reddit.
A informação é do Wall Street Journal, que cita um email escrito pelo CEO Steve Huffman e enviado a funcionários.
IPO. A empresa está se preparando para abrir capital, possivelmente no segundo semestre deste ano, e mira uma avaliação de mercado de US$15 bilhões.
Mas investidores já mostram ceticismo com a capacidade de a empresa ser amplamente lucrativa. A investidora norte-americana Fidelity reduziu em 41,1% sua avaliação do valor da empresa de rede social.
OUTROS PROBLEMAS. O Reddit também está enfrentando uma grande resistência de usuários após ter anunciado que passaria a cobrar caro por acesso à sua API – o que vai inviabilizar aplicativos que usam seus dados, inclusive populares interfaces e ferramentas.
Mais de 1.500 comunidades em todo o mundo, totalizando cerca de 650 milhões
de inscritos, já aderiram a uma paralisação planejada para o dia 12.jun.2023.
Além disso, a empresa tem se incomodado com a OpenAI, criadora do ChatGPT, que usa dados do Reddit para treinar seus modelos de inteligência artificial.

DEMISSÕES EM TECH. Diversas companhias – como Amazon, Google, Meta, Microsoft, Spotify e Twitter – demitiram milhares de funcionários nos últimos meses, como forma de adequar suas estruturas para serem mais rentáveis e eficientes, inclusive sob pressão de investidores.
Via Wall Street Journal (em inglês)
Reddit • Meta • Google • Amazon • Microsoft • Spotify