Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Alternativas ao Reddit de código aberto tiveram um grande crescimento nos últimos dias.

O QUE HOUVE? Segundo o robô @[email protected], que monitora o número de usuários no fediverso, havia ~73 mil usuários ativos no Lemmy e Kbin na manhã desta segunda (19.jun).

Lemmy e Kbin são duas aplicações de redes sociais, nos moldes do Reddit, que adotam o protocolo ActivityPub — o mesmo do Mastodon.

Nos gráficos mais recentes, é possível ver dois “degraus” mais íngremes, um no dia 15.jun e outro nesta segunda.

Ao todo, já são +230 mil usuários em servidores do Lemmy e do Kbin.

MIGRAÇÃO. Algumas comunidades do Reddit migraram para essas aplicações no fediverso.

O desenvolvedor Asif Youssuff está compilando uma lista com os novos endereços. Algumas comunidades tinham +1 milhão de membros no Reddit.

DIFICULDADES. No sábado (17.jun), os dois criadores do Lemmy, que atendem pelos apelidos Nutomic e Dessalines, compartilharam uma atualização a respeito da crise do Reddit.

Eles se dizem sobrecarregados com as novas demandas, mas orgulhosos da atenção súbita que o projeto deles recebeu:

“Estamos orgulhosos desse crescimento da rede, porque isso significa que as pessoas querem assumir o controle de suas redes sociais, bem como ver os benefícios do software feito para atender às necessidades humanas, em vez dos lucros privados de alguns gigantes da tecnologia dos EUA.”

Eles disseram, ainda, que as coisas ficaram um pouco caóticas, com usuários confusos, servidores sobrecarregados e novas falhas sendo apontadas num ritmo muito forte.

Antes da crise do Reddit, o código do Lemmy no GitHub gerava 5–10 notificações por dia. Agora, está gerando mais de 100.

Por isso, dizem, o foco do trabalho está todo em corrigir as falhas mais urgentes.

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

RedditManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.