A maior comunidade brasileira no Reddit, o sub r/brasil, voltou a aceitar posts de usuários na segunda-feira (19.jun.2023), após ficar cerca de 10 dias fechada.
O fechamento aconteceu em protesto à decisão da empresa de cobrar caro por seus dados – o que vai forçar o fechamento de muitos populares apps de terceiros.
COMUNICADO. Em um comunicado para a comunidade, os moderadores do r/brasil disseram que funcionários do Reddit "estão sendo obrigados pelo CEO [Steve Huffman] a intimidar moderadores que fecharam suas comunidades, inclusive fomentando conflitos dentro das equipes quando possível. Como devem imaginar, também fomos contactados."
"Fomos obrigados a tomar uma decisão. Pondo na balança o que o r/brasil representa e oferece aos seus usuários, achamos por bem realizar a abertura", diz o comunicado.
CONTEXTO. Milhares de comunidades, incluindo diversos subreddits com milhões de inscritos, fizeram um apagão geral entre segunda-feira (12.jun) e quarta-feira, para protestar pela cobrança da API que vai tirar muitos populares apps de circulação.
Um deles, o Apollo, estima que para continuar funcionando teria que pagar US$20 milhões por ano pelos dados do Reddit.
Cerca de 3.400
comunidades ainda seguem no escuro, segundo o site Reddark, que está monitorando os números – menos da metade das 8.800 comunidades que aderiram no auge dos protestos.
Via r/brasil
Reddit