O YouTube está testando um sistema que permite aos espectadores jogarem games online.
O QUE HOUVE? O Wall Street Journal obteve um e-mail interno, destinado a funcionários do Google, convidando-os a testar o novo produto do YouTube.
Chamado Playables, ele permite acesso a jogos via YouTube em dispositivos Android e iOS e, em computadores, pelo site do YouTube.
O único título mencionado na matéria é Stack Bounce, um joguinho simples em que o jogador controla uma bola e deve atingir blocos.
Segundo o WSJ, jogos do tipo seriam o foco inicial do Playables.
CONTEXTO. O YouTube é o destino de muitos jogadores que assistem a vídeos do tema e acompanham “lives” de youtubers que jogam títulos ao vivo.
A liderança no segmento de transmissões ao vivo, porém, é da Twitch, da Amazon.
STADIA. É bem provável que o YouTube aproveite parte do trabalho que o Google investiu no Stadia.
Anunciado como uma revolução, o Stadia permitia jogar títulos diversos, incluindo os chamados “AAA” (os jogos mais sofisticados), por streaming.
Apesar da tecnologia desenvolvida e do investimento do Google no Stadia, o projeto foi cancelado em set.2022.
O TechCrunch lembra que, no comunicado de encerramento do Stadia, Phil Harrison, executivo do Google, disse que:
“Vemos oportunidades claras para aplicar essa tecnologia [do Stadia] em outras partes do Google, como o YouTube, o Google Play e nossos esforços de Realidade Aumentada (RA).”
O QUE DIZ O GOOGLE. Em nota ao WSJ, um porta-voz do YouTube disse que jogos sempre foram um foco da empresa que estão sempre experimentando novos recursos, mas que não poderia comentar a notícia.
Via Wall Street Journal, TechCrunch (ambos em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
YouTube • Google • Twitch • Manual do Usuário