Uma nova pesquisa sugere que os anunciantes podem ter sido enganados por anos em relação aos anúncios em vídeo TrueView do Google, resultando em um prejuízo de bilhões de dólares.

A pesquisa da Adalytics, empresa de marketing digital que ajuda empresas a identificar como seus anúncios circulam na internet, compilou dados de mais de 1.100 campanhas publicitárias de marcas, abrangendo bilhões de impressões de anúncios entre 2020 e 2023.

COMO? O TrueView é um formato de anúncio do Google baseado em custo por visualização. Os anunciantes pagam apenas por visualizações reais, permitindo que os espectadores pulem o anúncio após 5 segundos.

O foco do formato é na eficiência e no engajamento do público-alvo, e os anúncios são exibidos no YouTube, em aplicativos e na internet.

Por meio do programa “Google Video Partners”, a empresa promete colocar os anúncios em sites de alta qualidade, antes do conteúdo principal aparecer, com o áudio ativado automaticamente.

No entanto, apesar das políticas, o relatório aponta que a companhia está violando alguns desses compromissos, uma vez que muitos desses anúncios estariam sendo reproduzidos automaticamente em sites independentes, sem som e com pouca ou nenhuma presença de conteúdo orgânico entre os anúncios.

PREJU. A violação desses compromissos pode ter gerado prejuízos de bilhões de dólares para os anunciantes, que pagaram por publicidades fora da conformidade das políticas do programa.

Foram afetadas empresas como Johnson & Johnson, a American Express, a Samsung, a Microsoft, bem como agências governamentais dos Estados Unidos e o Parlamento Europeu.

Via Adalytics e Wall Street Journal (ambos em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
GoogleYouTube
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