Google usará dados públicos para treinar seus modelos de IA

Nos EUA, estão começando a surgir processos por conta do uso de dados públicos para treinamento de IA

O Google atualizou sua política de privacidade, reservando o direito de coletar conteúdo postado online para construir suas ferramentas de inteligência artificial.

“O Google usa as informações para melhorar nossos serviços e desenvolver novos produtos, recursos e tecnologias que beneficiem nossos usuários e o público”, diz o texto.

“Por exemplo, usamos informações disponíveis publicamente para ajudar a treinar os modelos de IA do Google e criar produtos e recursos como o Google Translate, Bard e recursos de IA na nuvem.”

Por enquanto, a página em português da política ainda não mostra as alterações feitas no texto.

COMPLICADO. A legalidade do uso de dados públicos na internet para treinar modelos de IA é incerta e tem gerado controvérsias.

Enquanto alguns argumentam que todo o conteúdo público online pode ser considerado uso justo (fair use, em inglês), outros dizem que isso viola os direitos autorais e as leis que garantem a privacidade dos usuários.

Em 29.junho, a OpenAI foi processada nos Estados Unidos com base nessas preocupações.

Via Engadget (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!