Meta e Google estão na mira do Congresso dos EUA por acesso a dados fiscais sigilosos

Meta e Google acessaram dados fiscais de usuários via ferramentas de anúncios, informou relatório do Congresso dos EUA

A Meta teve acesso indevido a informações sigilosas de declarações de imposto de renda de cidadãos americanos por meio de sua ferramenta de anúncios, Meta Pixel, segundo um relatório do Congresso dos Estados Unidos.

O documento também aponta que alguns dados foram enviados ao Google por meio de suas ferramentas de anúncios.

O relatório foi realizado após uma reportagem do site The Markup em nov.22.

Você pode ler o relatório em inglês aqui.

CONTEXTO. Ao contrário de países como Brasil, os EUA não possuem uma ferramenta de declaração de impostos gratuita fornecida pelo governo, fazendo com que muitas pessoas utilizem serviços especializados em declaração de impostos.

Nesses sites, ferramentas de rastreamento como o Facebook Pixel ou Google Analytics estariam coletando e compartilhando essas informações sigilosas com as empresas.

SAIBA MAIS

O Pixel, por exemplo, permite às empresas rastrear as visitas dos usuários em seus sites e usar esses dados para mostrar anúncios personalizados no Facebook.

O relatório determinou que os sites das empresas de declaração de IR instalaram ferramentas de rastreamento da Meta e do Google sabendo que os dados sigilosos dos contribuintes poderiam ser coletados e usados, e que as empresas “ainda não estavam totalmente cientes do status atual de milhões de dados de contribuintes”.

A Meta alega possuir mecanismos automatizados para filtrar dados sensíveis, mas o relatório do Congresso afirma categoricamente que essas proteções são “terrivelmente inadequadas”.

Segundo o relatório, a Meta informou à equipe do Congresso que enviou notificações às empresas de preparação de impostos sobre os dados, após o The Markup entrar em contato solicitando comentários antes da publicação da reportagem em novembro.

No entanto, as empresas de declaração de impostos afirmaram veementemente que nunca receberam essas notificações.

Nos EUA, dados fiscais são estritamente regulamentados, com penalidades para o compartilhamento indevido que incluem multas e prisão.

Via The Markup (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!