App de mensagens confidenciais foi usado para planejar morte de Marielle Franco

Delação de Élcio Queiroz à Polícia Federal e Ministério Público cita uso de aplicativo de mensagens criptografadas Confide no assassinato.
App de mensagens confidenciais foi usado para planejar morte de Marielle Franco
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

O assassinato da vereadora Marielle Franco, que completou 5 anos em 2023 apresentou, nesta segunda-feira( 24.jul.2023), avanços significativos para se chegar aos mandantes do crime.

Em delação premiada à Polícia Federal, um dos acusados de matar a vereadora do PSOL, Élcio Queiroz, explicou em detalhes como diversos aplicativos fora usados para o planejamento do crime, especialmente o app de mensagens criptografadas Confide.

Segundo o depoimento, o aplicativo era usado para quaisquer comunicações "profissionais" entre associados do ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ser o atirador do crime que também matou o motorista Anderson Gomes.

Élcio comentou que todos os conhecidos dele usavam o mesmo aplicativo.

O Confide impede o chamado "print de tela" pelo celular e também tem outros recursos que dificultam o rastreamento de mensagens, como ter que utilizar um dedo na tela a todo momento para ver um texto e mensagens que se auto-destroem.

Ajude o Núcleo a continuar fazendo investigações como essa com apenas R$10.

HISTÓRICO DO APP. O aplicativo, criado em 2014, começou a fazer sucesso com advogados e empresários a partir do ano seguinte, substituindo o Telegram como opção dentre aplicativos de mensagens mais seguros.

Reportagens dos anos seguintes, porém, deixaram exposto o quanto o aplicativo era vulnerável. Em 2017, o empresário Joesley Batista se utilizou de uma filmagem de outro celular para driblar a suposta segurança anti-print do Confide para registrar conversa com ex-assessores do ex-presidente Michel Temer.

Reportagem/Texto Leonardo Coelho
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!