Empresas que lideram o desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial se comprometeram voluntariamente, na última sexta-feira (21.jul.2023), a fazer uma série de promessas para proteger os usuários.
A presidência dos Estados Unidos convidou representantes de sete empresas que estão liderando o setor de inteligência artificial para a Casa Branca – Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI.
JURO. As promessas que as empresas concordaram em cumprir incluem:
- Pesquisa sobre discriminação: As empresas concordaram em realizar pesquisas para abordar questões de discriminação que podem surgir devido ao uso da inteligência artificial em suas plataformas;
- Sistema de marca d'água para conteúdo gerado por IA: As empresas concordaram em implementar um sistema de marca d'água que informará aos usuários quando o conteúdo apresentado em suas plataformas foi gerado por um algoritmo de inteligência artificial;
- Investimentos em segurança cibernética: As empresas se comprometem a alocar recursos para melhorar a segurança de seus sistemas e proteger os usuários contra potenciais ameaças cibernéticas relacionadas à IA.
REGULAÇÃO. A imprensa dos EUA vem reportando que o governo de Joe Biden, cujo mandato vai até 2024, está trabalhando em uma ordem executiva para abordar os riscos sistêmicos relacionados à IA.
Existem senadores americanos propondo formas de regulamentar a tecnologia, mas até o momento nenhum projeto ganhou tração suficiente.
Via The Verge (em inglês)