Pular para o conteúdo

Trabalho via aplicativos continua precarizado no Brasil, diz relatório

Estudo coordenado por pesquisadores internacionais e brasileiros mediu como 10 plataformas tratam seus colaboradores. 7 aplicativos zeraram todos os quesitos.

Trabalho via aplicativos continua precarizado no Brasil, diz relatório

O trabalho via aplicativos, parte integral da economia informal brasileira, é sabidamente precarizado. Mas relatórios como o FairWorks Brasil 2023, lançado hoje (25.jul) ajudam a dar uma visão panorâmica do quão injusta é a situação de aproximadamente 1,5 milhões de trabalhadores.

O estudo analisou 10 plataformas com os seguintes princípios da entidade: remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação.

As dez empresas avaliadas no Brasil foram 99, Americanas Entrega Flash, AppJusto, GetNinjas, iFood, Lalamove, Loggi, Parafuzo, Rappi e Uber.

No total, 7 aplicativos zeraram todos os quesitos. Apenas as plataformas AppJusto, com 3 pontos, Ifood, com 2, e Parafuzo, com 1, pontuaram. Nenhuma plataforma pontuou nos itens condições de trabalho e representação.

Motoristas de app sofrem com discriminação e suspensões injustas, diz relatório
Pesquisa identificou que pessoas não brancas têm suas contas banidas por Uber e Lyft de maneira desproporcional
A máquina oculta de propaganda do iFood
Como agências de publicidade a serviço do app de delivery criaram perfis falsos em redes sociais e infiltraram agente em manifestação para desmobilizar movimento de entregadores

via FairWorks Brasil

Texto Leonardo Coelho
Edição Alexandre Orrico

Conheça quem liderou essa pauta

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Leonardo Coelho

Ver tudo