Meta encerra distribuição de notícias no Canadá

Implementação do bloqueio a notícias, resposta a uma lei canadense, levará semanas para terminar.

A Meta anunciou, nesta terça (1.ago), que começou a restringir a distribuição de conteúdo jornalístico em suas plataformas no Canadá.

O QUE HOUVE? O movimento é uma resposta ao governo canadense, que em junho aprovou uma lei, conhecida como C-18, que obriga as big techs a pagarem empresas de mídia por notícias.

A Meta vinha testando a supressão de notícias de empresas de mídia canadenses no Facebook e Instagram com uma pequena base de usuários do país.

Agora, a supressão se estenderá a todos os canadenses.

A Meta informou que a implementação do bloqueio poderá levar algumas semanas para ser concluída.

O QUE MAIS? Além da Meta, o Google — outro alvo da lei — também avisou que removerá notícias dos seus produtos no Canadá.

Rachel Curran, head de políticas públicas da Meta no Canadá, disse em nota que espera, no futuro, que o governo canadense:

Reconheça o valor que já fornecemos à indústria de notícias e considere uma resposta política que defenda os princípios de uma internet livre e aberta.

Via CBC (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!