A ByteDance está implementando novas medidas ao TikTok para satisfazer as exigências do Digital Services Act (DSA), lei da União Europeia que regula a moderação de conteúdo em grandes plataformas digitais.
O QUE MUDA? Em um comunicado à imprensa, o TikTok anunciou essas mudanças:
- Uma nova opção, adicional, para os usuários reportarem conteúdo ilegal, incluindo anúncios.
- Mais informações a respeito das decisões da moderação, incluindo casos em que a recomendação algorítmica de um vídeo é interrompida por violações à lei ou aos termos de uso;
- Opção para desativar completamente a recomendação algorítmica. Nesse caso, o usuário verá vídeos populares na sua região na aba “Para você” e nos resultados de pesquisas e em ordem cronológica na “Seguindo”.
- Desativação de anúncios personalizados para menores entre 13 e 17 anos.
Vale lembrar que a personalização de anúncios no TikTok é opcional para maiores de idade no mundo inteiro, mas vem ativada por padrão.
O QUE MAIS? Além da ByteDance, dona do TikTok, outras 18 grandes empresas que atuam na União Europeia estão tendo que se adequar ao DSA.
O TikTok prometeu implementar todas essas mudanças até 28.ago.
Via TikTok (em inglês).