O Spotify considerou eliminar podcasts de “ruído branco” de sua plataforma para potencialmente elevar seus lucros em US$38 milhões
por ano, de acordo com uma reportagem da agência Bloomberg.
A proposta não avançou, embora alguns podcasters do segmento estejam preocupados com episódios supostamente desaparecendo da plataforma, e resultando na perda de milhares de downloads diários.
CONTEXTO. Em 2019, o Spotify comprou a plataforma Anchor para atrair criadores de podcasts. Desde a pandemia, diversos programas inundaram a plataforma, incluindo os de “ruído branco”.
De acordo com a Bloomberg, podcasts de “ruído branco” atingiram 3 milhões de horas de audição diária na plataforma. Esses criadores inserem anúncios nos podcasts, chegando a ganhar até US$18.000
por mês, segundo a reportagem.
- Aos amantes do ruído branco, vale ressaltar que especialistas alertam que o uso excessivo e diário desse tipo de áudio pode acarretar danos à audição.
E AÍ? Dado o potencial lucrativo desses tipos de programas, o Spotify brevemente avaliou a possibilidade de proibir esses podcasts como parte de seus esforços para maximizar seus lucros.
Segundo a Bloomberg, a estratégia incluiria o direcionamento da audiência para programas possivelmente mais rentáveis, incluindo os possivelmente patrocinados pela própria plataforma. A ideia não foi implementada.
PORÉM. Contudo, certos podcasters notificaram a misteriosa remoção de seus episódios, resultando em notável queda de downloads diários. Uma thread de um usuário no Reddit, inclusive, documenta uma época em que os podcasts de ruído branco “desapareceram” de sua conta.
- Em declaração à Bloomberg, um representante da empresa afirmou que não poderia comentar sobre episódios específicos que desapareceram. “Realizamos testes regularmente e mantemos contato individualmente com os criadores”, disse.
Via Bloomberg (em inglês)