Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Autoridades do Canadá e moradores de cidades remotas do país que estão enfrentando incêndios florestais de grande escala têm reclamado que o bloqueio de notícias nas redes da Meta está prejudicando a disseminação de informações cruciais para lidar com essa crise.

“A escolha imprudente da Meta de bloquear notícias (…)” declarou a ministra do Patrimônio, Pascale St-Oge, por meio de uma postagem nas redes sociais, “está prejudicando o acesso a informações vitais no Facebook e no Instagram.”

EXIGÊNCIA. Vários outros ministros de Estado, bem como parlamentares, passaram a exigir que a plataforma reconsidere sua decisão e autorize o compartilhamento de notícias novamente. Um dos ministros afirmou que a proibição acarreta na falta de acesso a informações cruciais.

Em jun.23, a Big Tech anunciou a descontinuação da exibição de notícias no Facebook e no Instagram para todos os usuários no país. Tal medida foi tomada após a aprovação, no Parlamento, de um projeto de lei que regulamenta a compensação de veículos jornalísticos por grandes plataformas digitais.

  • Apesar de ter sido anunciado em junho, o banimento entrou em vigor somente em agosto;
  • A Meta justifica que os usuários não frequentam sua plataforma com o intuito de consumir notícias e que forçar a empresa a remunerar pelo conteúdo compartilhado em suas plataformas é inviável para seus negócios.

O Google aderiu à mesma ação poucos dias depois, passando a suprimir links de notícias para usuários no país.

O QUE DIZ A META. À Reuters, um representante da Meta informou que a empresa ativou uma função intitulada “Verificação de Segurança” no Facebook. Essa funcionalidade possibilita aos usuários informar que estão em segurança após a ocorrência de um desastre natural ou crise.

O representante acrescentou que os canadenses podem utilizar o Facebook e o Instagram para acessar conteúdo fornecido por agências governamentais oficiais, serviços de emergência e organizações não governamentais.

Via The Guardian e CBC News (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Meta
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.