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Em menos de 9 meses no poder, o governo Lula já gastou mais em campanhas no TikTok do que os últimos dois anos somados, de acordo com análise do Núcleo com dados do Portal da Transparência.

De janeiro a agosto de 2023, o governo federal já gastou R$431 mil com campanhas no TikTok, tornando-a a segunda rede social com mais gastos diretos neste ano – atrás apenas da Meta (Facebook + Instagram).

POR QUE IMPORTA. Esses gastos são um termômetro das redes preferenciais do governo, e sugerem uma mudança de direção estratégica em relação ao governo Bolsonaro, que gastava mais com Twitter e Google.

GASTOS DIRETOS. Vale notar que a análise leva em conta apenas gastos diretos, ou seja, aqueles empenhados direto do governo, não considerando valores aportados via agências de comunicação terceirizadas pelo governo.

Gráfico Interativo

Os gastos com TikTok começaram a surgir no Portal da Transparência apenas a partir de 2021.

MAIORES GASTOS EM 2023. Até 25.ago.2023, já foram gastos diretamente pelo governo federal mais de R$1,7 milhão com redes sociais, e o órgão que mais gastou com anúncios foi o Ministério da Saúde.

  • Ministério da Saúde: R$946.369
  • Ministério das Comunicações: R$397.120
  • Ministério do Desenvolvimento Social: R$179.193
  • Presidência da República: R$110.662
  • Ministério da Integração Regional: R$56.408

Feito com Observa, um projeto do Núcleo

Observa
Um observatório dos gastos do governo federal com grandes plataformas digitais desde 2018
TikTokMetaFacebookInstagramGoogleYouTubeByteDanceTwitter/XObserva
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