Em menos de 9 meses no poder, o governo Lula já gastou mais em campanhas no TikTok do que os últimos dois anos somados, de acordo com análise do Núcleo com dados do Portal da Transparência.
De janeiro a agosto de 2023, o governo federal já gastou R$431 mil
com campanhas no TikTok, tornando-a a segunda rede social com mais gastos diretos neste ano – atrás apenas da Meta (Facebook + Instagram).
POR QUE IMPORTA. Esses gastos são um termômetro das redes preferenciais do governo, e sugerem uma mudança de direção estratégica em relação ao governo Bolsonaro, que gastava mais com Twitter e Google.
GASTOS DIRETOS. Vale notar que a análise leva em conta apenas gastos diretos
, ou seja, aqueles empenhados direto do governo, não considerando valores aportados via agências de comunicação terceirizadas pelo governo.
Os gastos com TikTok começaram a surgir no Portal da Transparência apenas a partir de 2021.
MAIORES GASTOS EM 2023. Até 25.ago.2023, já foram gastos diretamente pelo governo federal mais de R$1,7 milhão
com redes sociais, e o órgão que mais gastou com anúncios foi o Ministério da Saúde.
- Ministério da Saúde: R$946.369
- Ministério das Comunicações: R$397.120
- Ministério do Desenvolvimento Social: R$179.193
- Presidência da República: R$110.662
- Ministério da Integração Regional: R$56.408