O Mastodon ganhou um recurso há muito pedido pelos usuários: um sistema de busca/pesquisa robusto.

O QUE HOUVE? Nesta semana, os desenvolvedores finalizaram o recurso de busca completa por texto (“full text search”) e habilitaram-no nas duas instâncias que operam — mastodon.social e mastodon.online.

A busca completa deverá ser disponibilizada para todas as instâncias no Mastodon 4.2, ainda sem data de lançamento. O Beta 2, já disponível, contempla a novidade.

Quem está em uma das duas instâncias dos desenvolvedores já pode habilitar a indexação dos seus posts públicos.

Isso é importante: o recurso é “opt-in”, ou seja, só serão indexados os posts de quem sinalizar expressamente que deseja isso.

Embora essa medida possa dificultar a adoção em massa do recurso, ela foi tomada a fim de preservar a privacidade de quem usa/está no Mastodon.

COMO FAZ? Acesse Preferências, depois Perfil, toque na aba Privacy and reach e marque a opção Include public posts in search results. (Os rótulos ainda não foram traduzidos.)

A interface do Mastodon explica o que essa opção faz (tradução livre):

Seus posts públicos podem aparecer nos resultados de pesquisa no Mastodon. As pessoas que interagiram com suas postagens podem ser capazes de pesquisá-las independentemente.

CONTEXTO. A natureza descentralizada do Mastodon, em que milhares de instâncias/servidores interagem, dificulta a implementação de recursos como a busca completa.

Renaud Chaput, da equipe de desenvolvimento do Mastodon, explicou como isso se dará na prática:

Sua instância só indexará o conteúdo que [ela] conhece, seja porque um usuário a segue ou vem de um relay. Somente o conteúdo da conta que optou por ser indexável será indexado para a busca completa.

Via @renchap@oisaur.com (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

MastodonManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.