Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Os norte-americanos estão cada vez mais preocupados com a introdução da inteligência artificial no cotidiano. Uma pesquisa do Pew Research Center revelou que mais da metade dos cidadãos dos EUA afirmam sentir mais preocupação do que entusiasmo com o aumento do uso da inteligência artificial.

O estudo, realizado entre 11.201 adultos americanos, teve como objetivo compreender as atitudes em relação à inteligência artificial e sua aplicação.

DADOS. Aproximadamente 52% dos entrevistados manifestaram preocupação com o impacto da inteligência artificial no cotidiano, representando um aumento em relação à pesquisa de 2021, onde esse número era de 37%.

Aqueles mais familiarizados com a inteligência artificial demonstram uma maior preocupação com sua introdução no cotidiano do que entusiasmo, tendo cerca de 47% desses respondentes relatando estar muito preocupados, representando um aumento de dezesseis pontos percentuais em relação a 2022.

Apenas 10% demonstraram estar mais entusiasmados do que preocupados, enquanto 36% relataram sentir uma mistura equilibrada dessas emoções.

PREOCUPAÇÕES. As principais preocupações dos americanos em relação à inteligência artificial incluem o controle humano sobre essa tecnologia, dúvidas sobre seu impacto positivo e cautela na adoção em áreas como saúde.

Quanto às opiniões sobre seu impacto, a maioria vê positividade ao encontrar produtos e serviços online, garantir segurança automotiva e melhorar cuidados de saúde, mas se tornam mais negativas quando se trata de privacidade online.

DEMOGRAFIA. As diferenças demográficas influenciam as opiniões sobre o impacto da inteligência artificial. Indivíduos com maior nível de educação tendem a ter uma visão mais positiva da IA em diversas áreas.

Segundo os dados da pesquisa, os homens geralmente têm uma perspectiva mais favorável sobre o impacto da tecnologia em áreas específicas, em comparação com as mulheres.

Via Pew Research Center (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Inteligência Artifical
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.