Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Projeto de Lei 2349/23, que altera o Código de Trânsito ao especificar sanções para motorista que expor suas infrações no volante em redes sociais e outros meios de divulgação, tem um novo relator.

Em 19.set.2023, o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) foi estipulado como novo relator da proposta na Comissão de Comunicação.

O PL, de autoria do deputado João Daniel (PT-SE), começou a tramitar em mai.23, sofrendo um apensamento dois meses depois de um projeto de lei bastante similar, o 3442/23.

💡
A apensação é um instrumento que permite a tramitação conjunta de proposições que tratam de assuntos iguais ou semelhantes. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga.

Fonte: Câmara dos Deputados

DETALHES. O projeto propõe a punição de divulgação das infrações de trânsito na internet, a exemplo de racha ou corrida de arrancada.

As redes sociais, nesse contexto, ao receberem ordem judicial específica sobre a divulgação desse tipo de imagens, deverão, segundo o PL, "tornar indisponíveis as imagens correspondentes no prazo assinalado, bem como adotar as medidas cabíveis para impedir novas divulgações com o mesmo conteúdo".

A empresa que não providenciar a retirada de conteúdo violador em até 24h após notificada será punida com multa de natureza gravíssima multiplicada por 50.

O texto até mesmo inclui um inciso que indica que qualquer cidadão poderá dedurar conteúdos violadores às empresas envolvidas e aos órgãos e entidades competentes.

JUSTIFICATIVA. Segundo o autor existem incontáveis canais, nas redes sociais, que promovem estes abusos no trânsito.

"Isso vai empoderar cidadãos no auxílio ao combate das ilicitudes de trânsito à medida que estes possam acionar as autoridades competentes com a possiblidade de apresentar-lhes provas que possam ser consideradas", diz o texto.

Veja PL2349/2023 no site da Câmara

Texto Leonardo Coelho
Edição Sérgio Spagnuolo
Regulação
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.