Em nova fase, Matrix quer fazer frente a WhatsApp, iMessage e Telegram

Novidades no padrão e um aplicativo feito do zero prometem equiparar a experiência de uso à de aplicativos comerciais e centralizados.

O Matrix, um padrão aberto e descentralizado de mensagens, está passando por mudanças profundas.

O QUE HOUVE? Em um post apresentando o Matrix 2.0, ou “o futuro do Matrix”, os desenvolvedores líderes do projeto explicaram o que está acontecendo.

Em resumo, o Matrix 2.0 consiste em melhorias importantes em quatro áreas:

  • Login, abertura e sincronia instantânea (Sliding Sync);
  • Autenticação padrão da indústria baseada no OIDC;
  • VoIP para grupos nativo, com suporte a centenas de participantes e criptografia de ponta a ponta); e
  • Ingressos mais ágeis, carregando apenas as partes visíveis do aplicativo imediatamente (“lazy-loading”).

AVANÇOS. Parte do trabalho na primeira, terceira e última áreas já avançou, e pode ser observado no servidor dos desenvolvedores (matrix.org).

Para isso, é preciso usar o Element X, novo aplicativo para Android e iOS do braço comercial do projeto, Element, que implementa apenas o Sliding Sync para “conversar” com o servidor.

Algumas telas do Element X para iOS, nos modos claro e escuro, dispostas na transversal.
Imagem: Element/divulgação.

Segundo os desenvolvedores:

O trabalho aqui foi conduzido principalmente pela Element, usando seu novo cliente Element X como base de testes para as novas funcionalidades do Matrix 2.0 e para provar que as novas APIs são informadas pelo uso do mundo real e podem criar de forma concreta e comprovada um aplicativo que começa a superar o iMessage, WhatsApp e Telegram em termos de usabilidade e desempenho… tudo isso enquanto se beneficia de ser 100% construído no Matrix.

A implementação, porém, ainda não é definitiva. Por isso, o Sliding Sync, a nova API de sincronia, ainda roda na forma de um proxy, em paralelo à antiga API Sync v2.

O post explica, com detalhes técnicos, os desafios enfrentados na implementação do Sliding Sync e o que ainda falta para torná-lo oficial.

ELEMENT CALL. Outro avanço bacana é a disponibilização do Element Call, já funcional e capaz de lidar com grandes videochamadas criptografadas de ponta a ponta.

OPINIÃO. Tenho usado o Element X no iOS, com uma conta no servidor dos desenvolvedores, e os progressos são notáveis.

O Element X ainda carece de vários recursos presentes em apps mais antigos, como suporte a “threads” (discussões paralelas), espaços agregados e o Element Call (apesar do post do Matrix dizer que já está implementado, aqui não apareceu).

Para mensagens simples e em grupos, porém, a experiência já é bem suave, com ou sem criptografia de ponta a ponta (é uma opção no Matrix).

Via Matrix, Element (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!