Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Getty Images fechou parceria com a Nvidia para lançar um gerador de imagens via inteligência artificial generativa, possibilitando a criação a partir de sua vasta biblioteca de fotos licenciadas.

Ao usar a ferramenta, os usuários acessam o amplo acervo da Getty Images, incluindo conteúdo licenciado.

O custo de uso varia conforme os comandos dados pelo usuário, e é possível integrar a ferramenta nos próprios fluxos de trabalho por meio de uma API.

DIREITOS AUTORAIS. A Getty assegura que os usuários terão direitos perpétuos, globais e ilimitados sobre as imagens que criarem. Quem utilizar a ferramenta para criar e publicar estará comercialmente protegido legalmente.

  • Segundo a agência, as imagens geradas pela IA não serão incluídas nas bibliotecas de conteúdo da empresa e seus bancos de imagem associados.

No contexto de avanços em inteligência generativa para imagens, a empresa tem enfrentado batalhas legais. A agência recentemente processou a Stability AI por violação de direitos autorais, alegando que o gerador de imagens Stable Diffusion utilizou fotos da Getty sem permissão.

REMUNERAÇÃO. A discussão sobre compensação para criadores cujo conteúdo é usado em modelos de linguagem tem sido central desde os primeiros geradores populares em 2022.

A Getty declarou que compensará esses criadores quando suas imagens geradas por IA forem usadas para treinar modelos atuais e futuros.

As receitas dessa ferramenta serão compartilhadas, distribuindo uma parcela proporcional a cada arquivo, com base na receita de licenciamento tradicional.

Via The Verge (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
NvidiaInteligência ArtificalStableDiffusion
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.