Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Spotify anunciou que está em processo de teste de um novo recurso alimentado por inteligência artificial projetado para traduzir podcasts de criadores populares nos Estados Unidos para outros idiomas.

ENTENDA. As traduções serão feitas em parceria com a OpenAI, com base na ferramenta de transcrição de voz da OpenAI, chamada Whisper, que pode transcrever falas em inglês e traduzir outros idiomas para o inglês.

O Spotify aparenta querer ir além da tradução de fala para texto — o recurso traduzirá um podcast para um idioma diferente e o reproduzirá em uma versão sintetizada da própria voz dos podcasters.

Para isso, a voz dos podcasters teria que ser clonada. A empresa não detalhou as questões de direitos autorais por trás dessas gravações.

QUANDO E QUEM. A tecnologia de tradução só está sendo testada com um “grupo seleto” de podcasters dos EUA por enquanto. A empresa não detalhou até que ponto planeja disponibilizar a ferramenta ou quando esperar uma expansão.

Spotify debuta DJ de IA em 50 países
A ferramenta foi lançada em fev.2023, apenas um mês após o Spotify ter demitido 600 funcionários alegando prejuízos financeiros
Spotify e Deezer querem que você ouça mais músicas de homens
Pesquisa do InternetLab apurou que artistas do gênero masculino recebem mais de 55% das recomendações dos algoritmos, contra 20% das mulheres

Via The Verge (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
SpotifyOpenAIInteligência Artifical
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.