Pular para o conteúdo

Microsoft quis vender Bing à Apple como substituto do Google

Um executivo da Microsoft declarou na quinta-feira que os presidentes executivos de ambas as empresas, Tim Cook e Satya Nadella, se encontraram para discutir essa oportunidade.

Microsoft quis vender Bing à Apple como substituto do Google

Em 2020, a Microsoft considerou vender seu mecanismo de busca Bing para substituir o Google como opção padrão nos dispositivos da Apple, conforme relato da Bloomberg baseado em fontes não divulgadas.

A empresa também tentou vender o Bing para a Samsung, mas os executivos recusaram a proposta.

POR QUE IMPORTA? Apesar das negociações não terem progredido, o caso é fundamental no atual processo antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google.

A Microsoft e a Apple têm papéis importantes no processo, onde o acordo entre as empresas é citado como prova da suposta dominação injusta do mercado de buscas pelo Google.

As três ameaças ao Google
O Google nunca enfrentou concorrência séria. Agora, de uma vez só, três ameaças reais convergiram ao mesmo tempo e emparedaram a empresa. Há saída?

ENTENDA. Nos primeiros dias do julgamento, veio à tona que o Google possui um acordo anual (iniciado em 2002) de até US$ 10 bilhões com a Apple para tornar seu mecanismo de busca o padrão nos dispositivos.

Os procuradores argumentam que esse valor pode, na verdade, chegar a até US$ 18 bilhões. Esse acordo influenciou a recusa da Apple em adquirir o Bing, segundo a Bloomberg.

TEM MAIS. Durante uma audiência na quinta-feira (28.set), o executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft, Jon Tinter, depôs que a empresa considerou fazer um investimento multibilionário em seu relacionamento com a Apple em 2016, buscando superar o Google e tornar o Bing a opção padrão nos dispositivos da Apple.

Os presidentes executivos de ambas as empresas, Tim Cook e Satya Nadella, se reuniram para discutir essa possibilidade, disse Tinter.

Google é acusado (novamente) de destruir provas em casos antitruste
Juiz responsável por vários casos antitruste envolvendo o Google diz que a plataforma falhou em preservar registros e tentou atrapalhar investigações

Via Bloomberg (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico

Conheça quem liderou essa pauta

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo