Em 2020, a Microsoft considerou vender seu mecanismo de busca Bing para substituir o Google como opção padrão nos dispositivos da Apple, conforme relato da Bloomberg baseado em fontes não divulgadas.
A empresa também tentou vender o Bing para a Samsung, mas os executivos recusaram a proposta.
POR QUE IMPORTA? Apesar das negociações não terem progredido, o caso é fundamental no atual processo antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o Google.
A Microsoft e a Apple têm papéis importantes no processo, onde o acordo entre as empresas é citado como prova da suposta dominação injusta do mercado de buscas pelo Google.

ENTENDA. Nos primeiros dias do julgamento, veio à tona que o Google possui um acordo anual (iniciado em 2002) de até US$ 10 bilhões com a Apple para tornar seu mecanismo de busca o padrão nos dispositivos.
Os procuradores argumentam que esse valor pode, na verdade, chegar a até US$ 18 bilhões. Esse acordo influenciou a recusa da Apple em adquirir o Bing, segundo a Bloomberg.
TEM MAIS. Durante uma audiência na quinta-feira (28.set), o executivo de desenvolvimento de negócios da Microsoft, Jon Tinter, depôs que a empresa considerou fazer um investimento multibilionário em seu relacionamento com a Apple em 2016, buscando superar o Google e tornar o Bing a opção padrão nos dispositivos da Apple.
Os presidentes executivos de ambas as empresas, Tim Cook e Satya Nadella, se reuniram para discutir essa possibilidade, disse Tinter.

Via Bloomberg (em inglês)