Alguns usuários do X (antigo Twitter) estão vendo anúncios bem… estranhos no feed.
O QUE HOUVE? O site Mashable reuniu alguns exemplos e comentários de usuários que toparam com o novo formato de anúncio, que:
- Parece um post, mas não é;
- Não tem as opções de interação tradicionais (curtir, responder etc.);
- Não tem recursos de feedback, como link para denunciar;
- Não está atrelado a uma conta.
A única interação possível é clicar no link.
![Anúncio, sem identificação, no X. Fotos de homens em trajes árabes com uma mulher de roupa curta, com a legenda (em inglês): “Isso parece inacreditável, mas acontece em Dubai todo dia.”](https://nucleo.jor.br/content/images/2023/10/images-1.fill.size_2000x1432.v1696612481.jpg)
DETALHES. Os anúncios se parecem com publicidade “chumbox”, aquelas chamadas apelativas que aparecem no rodapé de notícias, popularizada por redes como a Taboola.
EXPLICAÇÃO. O Mashable lembrou que o X firmou parcerias com redes de anúncios programático do Google e InMobi em 2023.
Pela natureza dos anúncios estranhos, e o fato do X ter seu próprio sistema de anúncios, a publicação especula que o X os esteja exibindo como um “plano B”.
Em outras palavras, quando o X não tem um anúncio para mostrar, ele “pega” anúncios de outras redes.
É bastante provável que o X faça menos dinheiro ao exibir anúncios de terceiros em vez dos próprios, mas é algum dinheiro. A alternativa seria não exibir publicidade.
DESINFORMAÇÃO. O formato, porém, levanta algumas questões sensíveis.
Embora simule a aparência de um post, não se trata disso. Assim, não é possível reportar anúncios fraudulentos nem adicionar notas da comunidade (a checagem de fatos coletiva).
Também não é possível saber quem está pagando pelo anúncio.
Via Mashable (em inglês).