Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Alguns usuários do X (antigo Twitter) estão vendo anúncios bem… estranhos no feed.

O QUE HOUVE? O site Mashable reuniu alguns exemplos e comentários de usuários que toparam com o novo formato de anúncio, que:

  • Parece um post, mas não é;
  • Não tem as opções de interação tradicionais (curtir, responder etc.);
  • Não tem recursos de feedback, como link para denunciar;
  • Não está atrelado a uma conta.

A única interação possível é clicar no link.

Anúncio, sem identificação, no X. Fotos de homens em trajes árabes com uma mulher de roupa curta, com a legenda (em inglês): “Isso parece inacreditável, mas acontece em Dubai todo dia.”
Imagem: X/Reprodução.

DETALHES. Os anúncios se parecem com publicidade “chumbox”, aquelas chamadas apelativas que aparecem no rodapé de notícias, popularizada por redes como a Taboola.

EXPLICAÇÃO. O Mashable lembrou que o X firmou parcerias com redes de anúncios programático do Google e InMobi em 2023.

Pela natureza dos anúncios estranhos, e o fato do X ter seu próprio sistema de anúncios, a publicação especula que o X os esteja exibindo como um “plano B”.

Em outras palavras, quando o X não tem um anúncio para mostrar, ele “pega” anúncios de outras redes.

É bastante provável que o X faça menos dinheiro ao exibir anúncios de terceiros em vez dos próprios, mas é algum dinheiro. A alternativa seria não exibir publicidade.

DESINFORMAÇÃO. O formato, porém, levanta algumas questões sensíveis.

Embora simule a aparência de um post, não se trata disso. Assim, não é possível reportar anúncios fraudulentos nem adicionar notas da comunidade (a checagem de fatos coletiva).

Também não é possível saber quem está pagando pelo anúncio.

Via Mashable (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Twitter/XManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.