Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Google introduziu diversas funcionalidades impulsionadas por inteligência artificial no Maps esta semana, como parte do “Projeto Green Light”, uma iniciativa destinada a aprimorar o fluxo de tráfego e reduzir as emissões de carbono.

NOVIDADES. Essas funcionalidades estarão disponíveis somente nos Estados Unidos e na Europa, com planos do Google de expandir para outros países no futuro:

  • Pesquisa. A ferramenta de pesquisa do Maps foi atualizada para reconhecer a busca de itens ou coisas específicas, sejam atividades ou produtos. Por exemplo, se você escrever “coisas para fazer em Paris”, o app te mostrará alguns dos principais pontos turísticos;
  • Velocidade. Inicialmente na Europa, o Maps vai expandir as informações sobre limites de velocidade nas ruas, também com ajuda da IA;
  • Bevs. Condutores de carros elétricos (ou BEVs) poderão visualizar, pelo Maps, informações sobre as estações de carregamento próximas, inclusive a compatibilidade com seu veículo e a velocidade dos carregadores disponíveis (rápido, médio ou lento).

Já essas estarão disponíveis no Brasil:

  • Bicicletas e patinetes. Usuários poderão verificar no Maps a disponibilidade de locação de bicicletas e patinetes nas proximidades;
  • Ciclistas. No momento, o Maps mostra o tempo estimado para chegar a um local de bicicleta, mas ainda não oferece orientações específicas com base nas ciclovias da cidade. O Google disse que implementará uma navegação adequada em breve, mas não deu data de lançamento.

O Projeto Green Light utiliza IA e o Maps para analisar tendências nos padrões de tráfego e oferecer recomendações visando otimizar os planos de semáforos existentes. A empresa disse que os resultados iniciais do projeto apontam para a possibilidade de reduzir as paradas em até 30% e diminuir as emissões nos cruzamentos em até 10%.

Cidades têm a oportunidade de se inscrever para participar, e o Rio de Janeiro é uma das 12 primeiras cidades a aderir ao projeto.

Via The Keyword, blog do Google (1) (2) (em inglês)

GoogleInteligência Artifical
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.