Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

As denúncias de material de exploração sexual na internet brasileira aumentaram em 84% entre janeiro e setembro de 2023 em comparação com o mesmo período no ano anterior, de acordo com dados da Safernet.

A Safernet é uma organização ativa na promoção dos direitos humanos na internet desde 2005.

ENTENDA. Segundo Thiago Tavares, presidente da entidade, esses dados se relacionam com “novos conteúdos ou novas páginas” que não haviam sido denunciados previamente.

Em uma entrevista à Agência Brasil, ele explicou que muitas dessas imagens são criadas por adolescentes, que as comercializam em troca de créditos em jogos ou cartões de presente, encontrando mercado online por meio de aplicativos como Discord e Telegram.

EM JUNHO. O Observatório da Internet da Universidade de Stanford lançou um relatório abordando o problema e mencionou que ambas as plataformas eram centros de comercialização desse conteúdo criminoso, assim como redes sociais como Snapchat, Twitter e Instagram.

COMO DENUNCIAR EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL?
Você pode registrar uma denúncia anônima para a SaferNet clicando aqui.

Em caso de suspeita de violência sexual contra menores, ligue gratuitamente para o Disque 100.
No Facebook, links com pornografia infantil circulam livremente
Investigação do Núcleo mostra como ICQ se tornou um veículo para venda de conteúdo ilegal infantil, com alcance alavancado por grupos abertos no Facebook

Via Agência Brasil

DiscordTelegramInstagramTwitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.