Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Automattic vai remanejar 139 funcionários dedicados ao Tumblr e mudar a abordagem para a rede social em 2024.

O QUE HOUVE? Um memorando interno do CEO, Matt Mullenweg, vazou no próprio Tumblr e se espalhou pelo Mastodon no início da semana.

No texto, intitulado “Ou você vence, ou aprende”, Mullenweg diz que o investimento no Tumblr “não trouxe os resultados esperados” — no caso, superar os picos anteriores de uso e faturamento.

Na mensagem, Mullenweg diz que os 139 funcionários no “Bumblr” (pessoal dedicado ao Tumblr) serão remanejados para outros produtos da Automattic.

REPERCUSSÃO. Após a repercussão do memorando vazado, Mullenweg o comentou em seu blog no Tumblr.

O executivo disse que, em quatro anos, cerca de 200 pessoas trabalharam em tempo integral no Tumblr, e o serviço gerou um prejuízo de US$ 100 milhões.

Ele também publicou o final do memorando, que não aparecia na imagem vazada. Nele, diz que:

Estamos mudando do modo de “ascensão” no Tumblr, com muita gente para levá-lo a um crescimento empolgante, para trabalhar em como podemos rodar o Tumblr da maneira mais suave e eficiente possível. Coisas muito incríveis no espaço social e de mensagens foram feitas por equipes pequenas, então estou realmente muito curioso para ver um desempenho menor e mais focado do Tumblr em 2024.

Em outro post, respondendo perguntas dos usuários, Mullenweg comentou que “o que está super claro é que nossa abordagem anterior não estava funcionando”:

Não houve uma virada no negócio para ganhar dinheiro suficiente para apoiar o investimento de infraestrutura e a equipe necessária para rodar o Tumblr, e muitos usuários ficaram insatisfeitos com algumas das mudanças que tentamos.

Nesses quatro anos, a Automattic tentou vários expedientes para gerar receita com o Tumblr, como assinaturas pagas, publicidade programática, venda de itens da marca e lives. Nada disso funcionou:

Você [usuário que fez a pergunta] mencionou que o Blaze [publicidade programática] e plano pago sem anúncios estão indo bem, mas a adoção é tão pequena em relação ao uso do Tumblr que essa receita não pagaria uma fração dos ~1.000 servidores necessários para rodar o Tumblr, muito menos [pagar] quaisquer salários.

Via @photomatt/Tumblr (2) (3) (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

TumblrManual do Usuário
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.