ByteDance usou ChatGPT para desenvolver robozinho de IA próprio

Contra os termos de serviço da OpenAI, a ByteDance está utilizando a tecnologia da startup americana para desenvolver seu próprio chatbot de inteligência artificial.

Contra os termos de serviço da OpenAI, a ByteDance está utilizando a tecnologia da startup americana para desenvolver seu próprio chatbot de inteligência artificial.

Em jun.23, a TIME relatou que a empresa estava testando um robozinho. Outras redes sociais populares entre os jovens, como o Snapchat, já conseguiram sucesso com bots semelhantes.

PORQUE IMPORTA. As diretrizes de uso da OpenAI afirmam que seu modelo não pode ser usado “para desenvolver quaisquer modelos de inteligência artificial que concorram com nossos produtos e serviços”.

PROJETO SEMENTE. Documentos internos da ByteDance, revisados pelo The Verge, indicam que a API da OpenAI está sendo usada no treinamento e desenvolvimento de um extenso modelo de linguagem pela ByteDance.

Este processo está ligado ao Projeto Semente, um projeto interno onde funcionários da gigante de tecnologia chinesa também conduzem um processo de “dessensibilização de dados” para esconder o uso indevido da API.

Segundo a reportagem, a equipe de IA da ByteDance também recebeu a ordem de igualar o desempenho ao GPT-3.5 até o final deste ano e alcançar o nível do GPT-4 até meados de 2024.

Os principais produtos desenvolvidos com o modelo da ByteDance são o Doubao, um chatbot para consumidores já ativo na China, e uma plataforma de bot corporativo em desenvolvimento para ser comercializada pela divisão de nuvem da ByteDance.

DA OPENAI. Após a publicação da matéria, um porta-voz da startup informou que a conta da ByteDance foi temporariamente suspensa. “Embora o uso de nossa API pela ByteDance tenha sido mínimo, suspendemos sua conta enquanto investigamos mais”, disse ele.

Ele ainda indicou que, se o uso não estiver conforme as políticas, a OpenAI solicitará ajustes ou encerrará a conta.

OUTRO LADO. Ao The Verge, uma porta-voz da ByteDance afirmou que dados gerados pelo modelo GPT foram utilizados nos estágios iniciais do desenvolvimento do modelo, mas que esses dados foram removidos do conjunto de treinamento da empresa no meio de 2023.

ByteDance is secretly using OpenAI’s tech to build a competitor
“They really just don’t want to get caught.”

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!