Projeto de lei quer incluir perfis de partidos na propaganda partidária gratuita

Senadora também quer evitar que ex-dirigentes se apropriem de senhas das redes sociais de partidos políticos

Um projeto de lei quer incluir blogs, canais de transmissão, perfis nas redes sociais e websites como meios de divulgação para a propaganda partidária gratuita, que desde 2022 é garantida aos partidos políticos via rádio e televisão.

QUEM FEZ? A proposta da senadora Soraya Thronicke (PODE-MS) foi protocolada em 18 de dezembro. Registrado como PL 6077/2023, ele altera a Lei Nº 9.096, de 1995, que regula os partidos políticos.

REPASSE DE SENHA. O projeto também quer evitar que ex-dirigentes se apropriem das senhas das redes sociais de partidos, em caso de derrotas em pleitos internos. O texto obriga aos militantes o repasse da administração de perfis partidários "aos integrantes eleitos que os sucederem".

QUAL A JUSTIFICATIVA? Segundo a justificativa do texto, em eleições de executivas partidárias, é comum que gestões derrotadas considerem "o controle das redes sociais do partido" como "ativo de gestão", e deixem de repassá-las aos novos dirigentes eleitos.

Reportagem Pedro Nakamura
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!